A dependência química é um distúrbio crónico e recorrente. Em geral, quando se fala de drogas fala-se sobre a dúvida se causa ou não dependência e se essa dependência é física ou psicológica.
- Efeitos psicológicos
Os efeitos psicológicos das drogas podem ser muitos. As drogas normalmente proporcionam euforia, bem-estar, elevação de humor e aumento da auto-estima, mas como tudo, as drogas também têm um senão, o consumo destas pode gerar desconfiança de tudo e de todos, ansiedade, irritabilidade, e comportamentos repetitivos de forma não justificável.
- Efeitos biológicos
Os efeitos biológicos do consumo de drogas podem ser a aceleração do ritmo cardíaco, dilatação pupilar, elevação da pressão sanguínea, calafrios, náuseas, vómitos, perda de peso, agitação psicomotora, dores musculares, diminuição da capacidade respiratória e arritmias cardíacas.
- Dependência
Muitos destes dependentes químicos, originam dependência apenas quando se tenta deixar de os consumir ou então quando a pessoa que consome drogas sente necessidade de aumentar a dose. A tentativa de deixar de consumir drogas, que tanto pode ser cocaína, heroína, ou mesmo medicamentos que se compram nas farmácias, traz muitos prejuízos, pois pode originar muitas depressões, e comportamentos violentos devido à necessidade de consumir.
O início da dependência, pode provocar lesões muito graves, que podem conduzir à morte, como é o caso da overdose.
- Consequências
O consumo de drogas pode trazer muitas consequências, como psicoses, despersonalização, ansiedade, crises de pânico, dificuldade em memorizar, dificuldade em tomar decisões, impulsividade, perda do autocontrole, alucinações, depressões profundas.
Outras consequências do consumo de drogas podem ser problemas no fígado, aumento da pressão arterial, aceleração do ritmo cardíaco, elevação da temperatura corporal, lesões, convulsões, lesões nos tecidos musculares, entre outros.
- Motivações
Os motivos pelos quais as pessoas começam a consumir drogas, são vários como o intuito de relaxar, melhorar o desempenho na prática de certas actividades, superar aborrecimentos, ajudar a dormir e para se sentirem melhor.
- Drogas e a violência
O consumo de drogas pode originar comportamentos violentos. Existem casos em que esses comportamentos são originados pela necessidade de consumir mais, o que faz com que a pessoa que necessita de consumir seja capaz de tudo para conseguir arranjar a droga.
Noutros casos, os efeitos secundários das drogas, fazem com que as pessoas que as consomem tenham comportamentos violentos.